10/12/2015

8 coisas sobre depressão e ansiedade

Sempre vejo post sobre "coisas que precisa saber sobre depressão", "coisas que só quem tem depressão entende" "o que você sente quando tem depressão" e eu me pergunto se foi escrito por alguém que realmente tem esse problema ou se é por alguém que imagina como é, sinceramente nunca me identifiquei com esses posts, então vim contar como eu me sinto, o que acontece comigo e o que não dizer.


1- Dizer "Você precisa superar" não ajuda e as vezes só piora. 
Foto: Marija Kovac
Eu preciso superar o que? Como? Imagine você dizendo "precisa superar", "precisa esquecer" para alguém que tenha outra doença, que vocês levam mais a sério, não rola. Se tem uma coisa que me deixa completamente desmotivada de me abrir ou de tentar conversar, é escutar uma coisa assim.



 2- Não force alguém com crise de ansiedade ou depressão a sair de casa e ir a lugares cheios.
Foto: Isabella Mariana
Um pouco antes de ser internada, eu fiquei realmente muito mal, de não conseguir levantar da cama nem para comer, o meu ex tinha um churrasco pra ir e insistiu muito, e fazendo uma pressão psicológica do caramba pra eu ir junto, eu fui. Não deu 10 minutos que estava no lugar e comecei a passar muito mal. Quando alguém diz que não quer sair de casa RESPEITE, se quer fazer alguma coisa por ela, fique deitado na cama só acompanhando, sugira ver um filme em casa, cozinhar ou ler juntos, pra mim, saber que tinha alguém do meu lado mesmo nas horas ruins me ajudou muito.



3- Não diga "te ver deprimida me deixa triste, porque não consigo te fazer feliz"
Foto: Jade Oliveira
Isso é um ciclo vicioso, toda vez que ouvia isso de algum namorado ou amigo eu queria morrer, me sentia como estivesse atrapalhando a vida das outras pessoas, me tornando um peso, deixando todo mundo triste. A tristeza no meu caso, não tinha culpado, eu simplesmente me sentia triste ou não sentia nada, não era culpa de ninguém.



4- O sentimento de solidão é constante
Foto: Klaudija Visockyte
O sentimento de solidão é constante, e mesmo triste por estar sozinha, você quer ficar sozinha e as vezes você se sente sozinha, mesmo rodeada de pessoas legais.


5- Lembrar que "existe pessoas que estão pior" me deixa pior.

Me sinto culpada por me sentir triste e desanimada com a vida, quando lembro que existem pessoas em situações bem piores, sem casa, com câncer, no hospital etc, mas isso não ajuda.


6- Não pergunte o porque das cicatrizes.
Ilustração: euzinha
Caso a pessoa tenha cicatrizes, marcas de corte ou de autoflagelação, não pergunte o motivo, não pergute quando isso aconteceu.



7- Cada um é afetado de uma maneira diferente
Foto: Marija Kovac
As vezes pra você, uma determinada coisa não teve muito impacto no seu sentimental, mas para outra pessoa pode ser um motivo para o mundo dela desabar, para a tristeza pegar, não existe um padrão.



8- Não existe um padrão.
Brilho eterno de uma mente sem lembranças
Tem pessoas com depressão que comem muito, outras que não comem nada, alguma dormem mais de 12hrs por dia e as vezes não dormem nada, e é assim, algumas pessoas podem se sentir extremamente tristes e outras podem não sentir nada.

Quando fiz o post sobre meu internamento, recebi várias mensagens e e-mails de meninas me contando a suas histórias, então agora eu quero saber de novo, o que vocês sentem, o que não gostam de ouvir, o que te deixam bem etc <3


Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Realmente muitas pessoas acham que estão ajudando e só pioram mais. Ultimamente ir ao mercado ou sair na rua está sendo a morte pra mim me um desespero parece faltar o ar tenho vontade de sair correndo dali.

    ResponderExcluir
  2. ótimo Post com reais fatos que acontecem, quanto mais tentam ajudar, as vezes só piora...É uma situação muito dificil da vida mais que pode ser sem duvidas superada.
    www.blogmayaralopes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Adorei seu post, de verdade. Acho que a internet, acho que as pessoas precisam de mais informação desse tipo pq a maioria não sabe como agir com alguém que está depressivo, ou pelo menos não consegue agir normalmente. Esses dias mesmo eu estava pensando, as pessoas pegam os depressivos, os esquizofrênicos e todos aqueles que tem doenças que envolvem o psicológico e colocam tudo dentro do mesmo saco e agem com todos como se o problema fosse um só. As pessoas não tem conhecimento das coisas e a ignorância gera situações como as que você citou no post!
    Beijos!
    www.atrasdodiploma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Super concordo com esse post <3 Não tenho nenhum dos p]dois problemas, mas, duas amigas minhas já tiveram e sei o quanto é difícil lidar com isso. Melhoras e que Deus te abençoe muito para que você possa a cada dia ser alguém melhor.

    alguemdevalor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir


  6. Desejo que a cada dia você melhore mais, e que DEUS te abençoe e te guie sempre


    Esmalte&cia


    ResponderExcluir
  7. Blog lindo e que post lindo, já vou indicar nos links legais da semana no meu Blog, depressão é uma coisa que só quem tem realmente entende, a tristeza, a solidão, a vontade de sumir, o sentimento de não fazer diferença no mundo, eu tive uma crise feia em 2011 e desde então converso com uma psicologa, as pessoas ainda são muito ignorantes com relação a isso, acham que é bobeira ou frescura, ficam falando que é estupidez esta triste tendo uma ''vida boa'' (casa,comida,familia,trabalho), mal sabem eles que doenças psicossomaticas são tão ruins quanto qualquer outra.

    Realmente amei o seu post e queria te dar um abraço.

    Mochileira da galáxia

    ResponderExcluir
  8. Nunca fui atras de saber se tenho algo ou não, todo mundo acha que é frescura, drama, ou coisa do tipo.
    Não tenho vontade de sair de casa, nada me anima, esses dias tentei até sair com os amigos, mais fiquei desesperada pra voltar pra casa. Quando não estou em casa me sinto em outro planeta.
    Não tenho vontade de nada, quase nada me atrai e ainda acham que é frescura... By:mari

    ResponderExcluir
  9. Achei que já tivesse comentado esse post, porém me enganei e vou comentar agora haha :D
    Eu tive depressão esse ano praticamente todo. Confesso que ainda tenho, porém não é tanto como no começo e meio do ano. Eu me vi em uma situação que não desejo pra ninguém, sério! Eu me sentia muito sozinha, sentia que todos estavam me deixando e isso foi só um dos motivos para a minha depressão ''atacar''. Eu tava quase tomando remédios para ter uma overdose e morrer quando o meu pai me ligou e falou assim: "Filha, eu te amo, tá tudo bem?" :( E ai eu desistir na hora de tomar e comecei a chorar. Eu me trancava no quarto, ficava dias sem me alimentar direito, não queria ver ninguém e ia pro colégio porque tinha que ir mesmo. Até que Deus mudou o quadro, ele me ergueu, me deu forças e vontade de viver. E agora eu não vivo mais para mim, eu vivo para ele :) Fico com muito medo da minha depressão voltar, pois sou uma pessoa muito de momentos, porém eu tenho fé em Deus que ela não vai voltar :D
    Te deixei entediada? Espero que não ahsuahsu
    Super beijo e força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo seu comentário!
      Esse ano meu irmão foi diagnosticado com depressão... e queria contar um pouco sobre o que a FAMÍLIA sente, eu entendo (como vi em alguns comentários aqui) que muitos julgam esse tipo de doença... as vezes não dá muita atenção. Mas gente... quando nós temos na familia alguem passando por isso, pra nós também é muito dificil... como vou ver o braço do meu irmão cortado e não perguntar o que foi??? O que faço então? A pessoa não gosta da pergunta e eu sei, (o meu irmão também não gostou) mas e o desespero da minha mãe e do meu pai???
      É uma circunstância onde todos devemos nos unir! Como fizemos! Meus pais passando por problemas no casamento se uniram para cuidar do meu irmão... ele mesmo passou a falar mais comigo e pedir ajuda! não é fácil, mas a pessoa que está com depressão precisa saber que tem alguém por perto, alguém em que ela possa confiar!
      E claro, toda a melhora do meu maninho eu devo ao Senhor, Ane. Ele cuidou dele e de nós também (eu, pai e mãe) se não tivesse buscado forças em Deus, não estaria conseguindo dar força ao meu irmão!
      Espero que vc melhore cada dia mais e mais! que Deus te abençoe muito!

      Excluir
  10. Oi eu tive durante alguns anos depressão e depois que a minha mãe faleceu eu só piorei, mas graças a Deus eu tive pessoas que se importavam comigo e estou conseguindo superar.
    Espero que você melhore e consiga "adormecer" esse mau. Uma dica que me ajudou muito passeios no final da tarde, uma vez por semana saia com meu noivo e amigos para tomar uns chima e caminhar pelo bairro isso me ajudou muito a superar a depressão e também a aceitar a perda.

    Beijos, seu blog é lindo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Mia!!! Então querida, é sempre bom passar por aqui e ver teus textos sinceros! Então, creio que em muitas situações as pessoas perguntam e querem sei lá de certa forma fazer com que o dia da pessoa se torne melhor com a única intenção de ajudar sabe? Às vezes a gente fica meio perdida sem saber o que fazer ou como agir diante de tantas situações inesperadas! Continue postando, da próxima vez quero um texto (se possível for) falando de coisas que podem ser feitas para ajudar de verdade! O que faz com que a pessoa com depressão ou crises de ansiedade se sinta realmente melhor???? www.minhanegracor.com

    ResponderExcluir
  12. Depressão é um problema que enfrento faz muito tempo com minha família, e no começo você pode achar que é besteira, mas depois vê que não é. Somado à isso desenvolvi um pequeno caso de ansiedade depois que voltei do intercâmbio e isso me atrapalhado muito com coisas que ficaram pendentes do ano de 2015... Tenho que realmente ter forças para terminar. Textos como esse ajudam bastante. Acho importante se discutir essas coisas.

    Adorei conhecer o blog! E comecei à alimentar o meu para me "curar" um pouco dos problemas... Se der acessa lá... http://entao25.blog.br/

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo